Boiserie: é o nome de uma decoração muito utilizada na França entre os séculos XVII e XVIII, e foi nesse período que se tornaram populares por lá e ganharam o mundo.
Um clássico eternizado que tem ganhado força nas ambientações de interiores contemporâneas. Originalmente eram esculpidas em madeira e anexada a painéis, que além de sua função estética possuíam também a função de isolamento termo-acústico.
Hoje encontramos em diversos materiais, cerâmicos, gesso, poliuretano. E no Brasil, elas saíram das ambientações apenas mega clássicas ou dos quartos de bebê e ganharam novas roupagens, das mais minimalistas aos ambientes mais descolados. Um recurso decorativo que exige pouca obra e modifica completamente o ambiente.
Quando usar a boiserie? Quando se deseja um efeito clássico obviamente, mas lembre-se, clássico nada tem haver com antigo, então nada de pensar que sua casa irá se transformar em um museu se utilizar a boiserie. A boiserie é atemporal e se ela te representar de alguma forma, use sem medo.
E hoje vamos trazer aqui bons exemplos para inspirar vocês.
Cores fortes aplicadas em painéis com boiseries.
Estrutura clássica do imóvel com boiseries que receberam pintura cinza que junto ao mobiliário trouxeram a contemporaneidade.
Aplicação das boiseries com paredes com textura de efeito concreto e Loft com aplicação de boiseries nas paredes aliadas ao tijolinho.
Uso das boiseries para emoldurar objetos colecionados nas paredes.
Projeto Hugo Sasdelli Arquitetura – Boiseries emolduram a iluminação que é responsável por todo o destaque do ambiente.
E aí? Gostou?
Comments